Sobre Auto-Estima

Auto estima é estar se sentindo ótimo consigo. A boa auto-estima ajuda as crianças a tentar coisas novas, a tomar riscos desaúde e resolver problemas. Isso lhes dá uma base sólida para a aprendizagem e o desenvolvimento.


Auto- estima : o básico

A autoestima é sobre gostar de você mesmo e de quem você é; Trata-se de acreditar em si mesmo e saber o que você faz bem.

Para as crianças, a auto- estima vem de saber que você é amado e que você pertence a uma família que valoriza você. Também vem de ser louvado e encorajado pelas coisas que são importantes para você e de se sentir confiante sobre o futuro.

Nutrindo a auto- estima do seu filho

Diga ao seu filho que você a ama. Diga isso com frequência e sem outro motivo além de demonstrar que você aprecia seu filho.

Aqui estão mais dicas para nutrir a auto- estima do seu filho .

Relacionamentos

  • Dê a sua criança um senso de sua família, cultura e comunidade. Ajude-a a conhecer os familiares, familiares, história familiar e crenças e práticas culturais.
  • Incentive seu filho a valorizar sua parte da família. Uma maneira de fazer isso é envolvendo crianças em tarefas domésticas. Quando todos contribuem para o bom funcionamento da casa, todos vocês se sentem importantes e valorizados.
  • Faça com que os amigos do seu filho sejam bem-vindos e conheça-os. Incentive seu filho a ter amigos em sua casa e faça tempo para que seu filho vá para suas casas.

Tempo e atividades

  • Desenvolva rituais familiares. Estes poderiam incluir uma história na hora de dormir, um beijo adeus especial ou outras formas de fazer coisas especiais para sua família.
  • Ajude seu filho a tentar hobbies em que ele esteja interessado. Mas jamais, em hipótese alguma force a barra para que seu filho faça alguma coisa que ele não está interessado.
  • Deixe seu filho ajudá-lo com alguma coisa, para que ela se sinta útil. Por exemplo, sua criança em idade escolar pode ajudá-lo a preparar a mesa para o jantar.

Conquistas e desafios

  • Incentive seu filho a pensar sobre como resolver problemas. Quando você ajuda o seu filho a resolver problemas, você está lhe dando as ferramentas de que ele precisa para lidar com os desafios da vida.
  • Comemore conquistas e sucessos, sejam eles grandes ou pequenos. Incentive os irmãos a reconhecer os sucessos uns dos outros e a contar a outras pessoas sobre eles.
  • Sempre Mantenha o máximo de lembranças especiais de sucessos da sua criancinha. Você pode passar por eles com seu filho e falar sobre suas lembranças especiais e as coisas que ela alcançou.

Coisas que podem prejudicar a auto- estima das crianças

Mensagens negativas que dizem algo ruim sobre crianças, pois as pessoas podem diminuir a auto- estima da criança . Se uma criança faz algo que não gosta, é melhor dizer-lhe o que poderia fazer em vez disso. Por exemplo, “Você não fez sua lição de casa. Você precisa se sentar agora e terminar suas perguntas de matemática “.

Ameaçar deixar as crianças se não fizerem o que quiserem, ou as mensagens que implicam que a vida seria melhor sem elas, podem prejudicar a auto- estima das crianças . Por exemplo, “Se não fosse para as crianças, poderíamos pagar um carro novo”.

Práticas como Ignorar as crianças, não possuir interesses por elas, deixa-las incomodadas,  , ou passar qualquer mensagem/ sinal que não gostou delas é quase certeza que será ruim para a auto- estima dos pequeninos . Um exemplo pode ser: “Estou doente e cansado de você”. Franzir as gemas ou suspirar o tempo todo quando seu filho quer conversar com você ou pedir-lhe algo pode ter o mesmo efeito. Todos os pais fazem isso ocasionalmente. Mas se você fizer isso o tempo todo, as crianças recebem a mensagem de que são um incômodo.

Comparações negativas com outras crianças, especialmente irmãos e irmãs, provavelmente não serão úteis. Cada criança em sua família é diferente, com pontos fortes e fracos individuais. É melhor se você pode reconhecer os sucessos e conquistas de cada criança.

Dica: Gaste tempo de qualidade com seu filho. Ouça-o, e ajude-o a aprender coisas novas e alcançar objetivos. Quando seu filho é mais novo, isso pode significar elogiá-lo e encorajá-lo quando ele aprende algo novo, como andar de bicicleta ou escrever seu nome. Para crianças mais velhas, pode levá-las a aulas ou a esportes de equipe no fim de semana, ajudando-as a praticar durante a semana e interessando-se pelo valor que eles valorizam.