Atividade física para jovens

Alguns adolescentes tornam-se menos ativos à medida que crescem – em parte porque deixam de jogar jogos que associam à infância e, em parte, porque a escola fica mais difícil, deixando menos tempo para sair e fazer coisas.

Mas ficar ativo tem grandes benefícios.


Ser ativo ajuda você a relaxar e dormir melhor aliviando o estresse e a tensão. Ele constrói resistência e melhora o foco e a concentração durante a escola. É a maneira perfeita de fazer novos amigos ou manter contato com os antigos. E não precisa ser difícil.

Algumas ideias sobre formas de obter mais atividade no seu dia:

  • Alcance um número maior de jogadas: A quantidade de maneiras para que se torne ativo e se divertir são inúmeras. Skate, voe uma pipa, jogue um frisbee ou chute uma bola com seus amigos. Caminha o cachorro, tira alguns aros, anda de patinação ou dança.
  • Montagem da Equipe: jogue tênis, basquete, hóquei, futebol, voleibol ou qualquer outro esporte grupal. Você também pode se inscrever na dança, andar em patins, tomar uma tigela ou participar de uma equipe de natação.
  • Experimente o transporte ativo: caminhe para a escola, passee de bicicleta, patins ou jogging.
  • Mostre-se para Phys Ed: desenvolva e pratique habilidades fundamentais como jogar, pegar, saltar, saltar e saltar. E quanto mais seu esforço se concentra na aula, menor vai ser o a preocupação em precisar fazer tudo isso em seu tempo livre para obter os benefícios da atividade física.
  • Esgote: se você quer um pouco de desafio, ou algo diferente, pegue a escalada, pólo aquático, vôlei, yoga, esgrima, skate-ski, snowboard, tiro com arco ou qualquer outra atividade que lhe interessa. Peça ao seu professor de ginástica ou a alguém no seu centro comunitário local para começar.

Dicas para estar ativo:

  • Termine primeiro: se você está fazendo uma atividade árdua como correr ou andar de futebol, comece lentamente e gradualmente aumente o ritmo. Veja Aquecimento e Arrefecimento
  • Refresque o último: ao completar sua sessão de atividade, resfriar seus músculos diminuindo seu ritmo antes de parar
  • Mantenha-se seguro: certifique-se de usar sempre a engrenagem protetora certa, como capacetes, joelheiras e protetores bucais. Permitir tempo para aquecer, esfriar e não menos importante, esticar. Beba muita água e diga a alguém para onde você está indo.
  • Elabore um plano: descubra o melhor momento para espremer suas atividades (antes da escola? Depois do trabalho?) E não desperdice seus fins de semana ou feriados na frente da TV ou jogando videogames.
  • Faça uma pausa para estudo: o estudo é importante. Mas mesmo que seja sua prioridade número um absoluto, tente trabalhar alguma atividade em torno disso. Você vai aprender melhor! Tente algo tão fácil quanto dançar ao redor do seu quarto para o seu CD favorito
  • Seja sério: tente incluir algumas coisas vigorosas e pequenas coisas por semana e fazer durar 15 minutos ou mais a cada vez. Pelo menos 60 minutos de atividade física são recomendados a cada dia.
  • Mantenha-se motivado: envolva outras pessoas – amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos – para ajudar a manter seu (e seus) interesse em atividades físicas.
  • Seja um treinador ou um árbitro: já é um jogador? Conheça as regras? Considere o treinamento de outros ou o arbitramento.