Seu filho e o jogo desde o nascimento até 3 anos

Através do jogo, seu filho aprende e desenvolve, e vê como as pessoas se relacionam entre si. Através do jogo e da curiosidade, seu filho desenvolve habilidades de linguagem, habilidades sociais, como cooperação e compartilhamento, e habilidades físicas e de pensamento, como fazer coisas ou como as coisas funcionam.

Seu filho e brincadeira

Os bebês desenvolvem-se rapidamente devido ao rápido crescimento físico e ao desenvolvimento do cérebro. Você pode apoiar o desenvolvimento saudável do seu bebê quando você responde e brinca com seu bebê de forma cuidadosa e nutritiva.

Como pai, você é o primeiro a brincar com seu bebê, aquele que fornece um lugar seguro para explorar e quem oferece diversão e interesse. Os bebês são seres muito sociais e eles gostam de brincar. Tire um tempo para jogar e conheça seu bebê. Observe para ver o que seu bebê gosta melhor e quando seu bebê gosta de jogar mais.

Embora existam orientações gerais sobre o desenvolvimento infantil em diferentes idades, lembre-se de que cada criança é única e desenvolve ao seu próprio ritmo.

Durante os primeiros 6 meses de vida dos bebês, eles crescem muito rápido e aprendem novas habilidades todos os dias. Primeiro, eles encontram seus dedos e depois os dedos dos pés. Eles começam a alcançar as coisas e percebem que podem obter o que querem por si só. Eles levantam a cabeça, olham ao redor e descobrem o mundo. Eles balançam de um lado para o outro, e eles rolam.

Para garantir a segurança, mantenha-se à frente de seu bebê para evitar que agarrem coisas perigosas ou derrubem os passos. Para obter mais informações sobre como manter seu filho seguro, consulte a Lista de verificação de segurança do lar do BC Children’s Hospital em www.bcchildrens.ca/Child-Safety-Site/Documents/homesafetychecklist.pdf ou visite Health Canada’s Your Child Safe? Em www.canada.ca/en/health-canada/services/consumer-product-security/reports-publications/consumer-education/your-child-safe.html .

Tipos de jogo

Embora você possa organizar as atividades de brincar do seu filho às vezes, a maioria das jogadas deve ser espontânea e desestruturada. Quando as crianças têm a liberdade de explorar e se mover em sua própria velocidade, elas aprendem mais. Acompanhe a liderança do seu filho e ofereça novos brinquedos ou atividades para diversão e interesse.

As crianças aprendem através de vários tipos de jogo. Você provavelmente verá seu filho jogar das seguintes maneiras:

  • Jogo solitário – É quando seu filho brinca sozinho. Todas as crianças gostam de jogar solitário às vezes.
  • Reprodução paralela – Isso ocorre quando seu filho joga ao lado de outra criança, mas eles não interagem ou jogam juntos. As crianças pequenas desfrutam de jogos paralelos onde observam e muitas vezes imitam o que os outros fazem.
  • Atividade social – Este é o primeiro passo para jogar e se divertir com os outros. Antes dos 2 anos de idade, seu filho irá oferecer brinquedos e se comunicar com outras crianças.
  • Jogo cooperativo – À medida que seu filho envelhece, eles começarão a brincar com outras crianças, geralmente com 3 anos de idade ou mais.

Jogue para bebês

O primeiro ano é um momento importante para desenvolver as habilidades de fala e linguagem do seu bebê. Fale com o seu bebê. Indique seus olhos, ouvidos e nariz, e mostre-lhes coisas novas e cores. Ao conversar com seu bebê, você está ajudando a aprender habilidades de linguagem e comunicação.

Tome tempo todos os dias para abraçar e brincar com seu bebê. Segure seu bebê perto de você, então você tem muitos contatos cara a cara. Isso ajudará seu bebê a se conectar com você e crescer de maneiras saudáveis.

Os bebês também aprendem através do toque. Ajude-os a explorar seu mundo, dando-lhes muitas formas e texturas diferentes. Fale com eles, pois eles sentem coisas diferentes, como um brinquedo fofo e recheado. Os bebês gostam de fazer barulho, então dê brinquedos como chaves de plástico ou chocalhos.

Verifique o tamanho dos brinquedos e certifique-se de que um brinquedo não pode ser menor.
Qualquer brinquedo que se encaixe completamente na boca do seu filho é muito pequeno e pode causar engasgamento.

Os bebês adoram te assistir. Você pode colocar seu bebê em um lugar seguro no chão onde seu bebê pode assistir você fazer o jantar ou limpar a sala. Usando palavras e frases simples para falar sobre o que você está fazendo.

Os bebês adoram ver coisas novas, como celulares com cores e formas brilhantes. Coloque fotos coloridas onde seu bebê pode vê-las. Os bebês adoram livros para as imagens e para o som da sua leitura de voz. Leia seu filho todos os dias.

O tempo da barriga – deitado nas barrigas ou nos lados enquanto eles estão acordados – é importante para o desenvolvimento saudável dos bebês. Você pode colocar seu bebê no chão, em uma superfície firme segura, em seu colo ou em seu peito – o que quer que seja o melhor para você.

Comece o tempo da barriga quando seu bebê é recém-nascido e faça isso depois de cada mudança de fralda. Adicione um minuto de barriga a cada dia. Aqui estão algumas dicas para tornar o barriga agradável para o seu bebê:

  • Fale, cante e consolo seu bebê.
  • Toque ou massageie suavemente os braços e as pernas do seu bebê.
  • Dê ao seu bebê coisas interessantes para ver, como brinquedos de cores vivas ou um espelho.
  • Desça no chão para que seu bebê veja seu rosto.
  • Coloque sua mão sob o queixo do seu bebê para apoiar a cabeça até que seu bebê seja forte o suficiente para fazê-lo sozinho.

Você também pode enrolar uma toalha e colocá-lo sob o peito do seu bebê com os braços apoiados para apoio.

Os bebês também gostam de música. Jogue a música que você gosta e seu bebê provavelmente irá apreciá-la também. Lembre-se de manter o volume baixo. Os bebês gostam do som de cantar, então cante para eles também.

Os bebês desfrutam de caminhadas em um porta-bebês ou carrinho para começar. À medida que envelhecem, os bebês gostam de brincar e se mover ao ar livre.

Para obter mais informações sobre o jogo social e emocional, visite o Guia do Leap BC, Moça comigo, do nascimento até os três, em www.decoda.ca/wp-content/uploads/MOVE_Family_Resource.pdf (PDF, 4.18 MB). Este guia contém 40 atividades cheias de diversão para apoiar o desenvolvimento do seu filho.

Jogue para crianças pequenas

À medida que seu filho cresce, os especialistas recomendam que os pais apoiem e incentivem seus filhos a jogar da seguinte maneira:

  • Jogue ativamente – As crianças precisam de pelo menos 60 minutos de atividade física todos os dias para construir ossos, músculos, coração e pulmões fortes. Tente dançar, pular, pular ou correr.
  • Jogue com outras crianças, quando possível, para ajudar a desenvolver habilidades sociais, como o compartilhamento.
  • Jogue de forma a promover a criatividade e a auto-expressão do seu filho.

As crianças desfrutam de oportunidades para sair e ao redor do quarteirão, para a loja, jogar na praia ou visitar a família ou amigos. Todas essas são aventuras e oportunidades de aprendizagem.

As crianças não precisam de brinquedos dispendiosos ou sofisticados para crescer, aprender e desenvolver. O que eles precisam é de alguém para falar com eles, perceber o que eles fazem e confortá-los quando estão chateados. Eles precisam de chances lúdicas de aprender e explorar o mundo.

À medida que seu filho cresce, eles aprenderão melhor quando puderem escolher o que querem fazer a partir de algumas opções. Com o tempo, as crianças também oferecerão para ajudar os pais com atividades ao redor da casa. Encontre formas criativas e seguras para que seu filho possa ajudá-lo. Através do jogo, as crianças estão aprendendo causa e efeito, novas habilidades, novas palavras e conhecimento do mundo.